Reflorestação e Visita dos Sapadores Florestais
No âmbito da comemoração da Semana da Floresta Autóctone, as turmas da EB de Forjães participaram em várias atividades educativas. A turma 4º FK, juntamente com a turma 5º FC, participou numa ação de reflorestação, através da plantação no recinto da nossa escola de uma espécie autóctone.
A floresta autóctone é caracterizada pelas espécies originárias da nossa floresta, por isso a árvore escolhida foi o amieiro, que é uma árvore que pode ser encontrada no nosso território, especialmente nas margens dos cursos de água, como o Rio Neiva.
Este amieiro, que batizamos com o nome de “Rainha Amélia”, vai ser regado e cuidado por nós, assim como todas as árvores e espécies autóctones da nossa escola.
Esta atividade permitiu-nos conhecer mais sobre a nossa floresta e perceber a importância das espécies autóctones, cada vez mais essenciais na preservação florestal e na prevenção dos incêndios.
Outra das atividades de que gostamos muito foi a visita dos Sapadores Florestais da Câmara Municipal de Esposende. Os Sapadores Florestais são responsáveis pela proteção, vigilância e limpeza dos espaços florestais, desempenhando essas funções ao longo de todo o ano.
Ouvimos com muita atenção as explicações transmitidas e também fizemos algumas perguntas, relacionadas com o trabalho desta equipa. Pudemos também observar as diversas ferramentas e utensílios utilizados e perceber as diferentes utilizações de cada um. No final experimentamos a viatura dos sapadores e usamos a mangueira, simulando que estávamos a apagar um incêndio.
Foi uma atividade muito interessante, com o objetivo principal de sensibilizar os mais novos para a importância da preservação da nossa floresta.
Proteger e cuidar da nossa floresta é um dever de todos nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário