quinta-feira, 10 de março de 2022

PAZ

 

“мир” em ucraniano e russo significa PAZ. Que prevaleça a PAZ em todas as línguas do mundo!

terça-feira, 8 de março de 2022

Visita ao Castro de São Lourenço

No passado dia 21 de fevereiro deslocámo-nos ao Castro de São Lourenço, na vizinha freguesia de Vila Chã, com o objetivo de conhecer o Centro Interpretativo e visitar o castro. Na disciplina de Estudo do Meio aprendemos como eram e como viviam os primeiros povos que habitaram a Península Ibérica, por isso estávamos todos muito curiosos  

Tivemos a oportunidade de visitar o museu, onde vimos alguns vestígios encontrados no local (moedas, artefactos, cerâmica) e ficámos a conhecer como eram as salinas, existentes junto à costa. Visualizámos um filme sobre a personagem Caturo, já nossa conhecida do livro, que retrata a vida de uma criança, habitante do castro há 2000 anos atrás.

Vimos a muralha, percorremos as ruínas e entrámos nas casas reconstruídas, onde pudemos perceber como eram feitas e como viviam os castrejos, os objetos que utilizavam, o que comiam e a que se dedicavam.  

Lá no alto do monte, junto à capela em honra de São Lourenço, apreciámos a magnífica vista para o litoral e para o estuário e foz do Rio Cávado.

Na sala de aula, demos asas à nossa imaginação e escrevemos textos narrativos, viajando no tempo para conhecer Caturo e, com ele, viver fabulosas aventuras.

Foi uma manhã de aprendizagem fantástica!








Correspondência intergeracional - “Cartas para te conhecer”

Atividade: “Cartas para te conhecer”

 

Fomos contactados pelo Município de Torres Vedras para participar numa troca de correspondência intergeracional, com um Clube Sénior de uma localidade do concelho, através da escrita (manuscrita) de cartas. 

Já recebemos a primeira carta! 


Esta atividade pretende criar uma cadeia de correspondência, através da carta, entre os seniores do projeto Clube Sénior e as crianças do 4º ano de escolaridade de diferentes regiões do país. 

 

 Objetivos:

- Aprofundar relações intergeracionais;

- Promover a escrita manual;

- Desenvolver a criatividade de cada participante na elaboração de texto e ou outras formas de apresentação;

- Promover o conhecimento acerca dos territórios e tradições culturais locais;

- Estimular e promover elos de solidariedade entre os participantes.




Projeto de Leitura em família - trabalho do Paulo